CAIRO (Reuters) – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse no domingo que Gaza está passando fome e que é necessário um rápido acordo de cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas.
“Gaza está passando fome e não podemos aceitar isso”, disse von der Leyen a repórteres, falando no Cairo após assinar um acordo de parceria estratégica com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi.
“É fundamental chegar rapidamente a um acordo sobre um cessar-fogo que liberte os reféns e permita que mais ajuda humanitária chegue a Gaza.”
Sisi disse que o Egito e os líderes europeus concordaram em rejeitar uma operação militar israelense em Rafah.
“(Uma operação) dobraria a catástrofe humanitária que os civis na Faixa de Gaza estão sofrendo, além dos efeitos dessa operação na liquidação da causa palestina, que o Egito rejeita totalmente”, disse Sisi.
Os comentários dos dois seguem o anúncio de um pacote de financiamento de 7,4 bilhões de euros (8,1 bilhões de dólares) da UE para o Egito, bem como uma melhoria nas relações com a nação do norte da África, parte de um esforço — criticado por grupos de direitos humanos — para conter os fluxos migratórios para a Europa.
(Reportagem de Andrew Gray)