A Força Nacional vai continuar trabalhando nas ações do Ibama na Amazônia Legal. A decisão é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que prorrogou até 31 de dezembro deste ano o emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e outros crimes ambientais na Amazônia Legal – que compreende 59% do território brasileiro e engloba os estados da Região Norte, além do Mato Grosso e parte do estado do Maranhão.
Segundo o documento, os agentes permanecerão na região prestando apoio ao Ibama, inclusive nas ações de combate aos incêndios florestais e queimadas. Não foi divulgado o contingente que vai atuar nas ações; mas, segundo o Ministério, cada operação segue um planejamento e recebe o apoio logístico do próprio Ibama na região.
A intensificação do monitoramento e controle ambiental é um dos 12 eixos previstos no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, retomado em 2023, e que estabelece entre suas metas, o desmatamento zero até 2030.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original