Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.
O trabalho é feito em parceria com a Engie Brasil, segunda maior geradora privada de energia no país, e faz parte do Programa da Agência Nacional de Energia Elétrica e Fundação Euclides da Cunha.
Liderada pela Professora Ana Luiza Albuquerque, a ferramenta oferecerá análises detalhadas, contribuindo para uma maior segurança no planejamento de recursos e gestão de riscos.
Os dados auxiliarão os técnicos da Engie na tomada de decisões relacionadas à produção de energia. Atualmente, o projeto está na etapa final de interpretação das variáveis climáticas regionais.
A professora Ana Luiza também destaca que o projeto é um exemplo de como a colaboração entre universidades e o setor privado pode levar a inovações significativas que têm o potencial de beneficiar toda a sociedade, alavancando a ciência e a tecnologia para enfrentar desafios.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original