O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a reforma tributária “vai baratear os preços dos alimentos”. Ele fez um pronunciamento oficial na noite desta nesta terça-feira (30) em rede nacional de rádio e televisão em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio.
O governo Lula encaminhou o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária ao Congresso na semana passada. Marinho usou o comunicado em rede nacional para destacar a atuação do Executivo.
“Nos primeiros 3 meses deste ano geramos 720 mil empregos, 34% a mais do que no mesmo período do ano passado. Desde o início do nosso governo, já foram 2 milhões e 190 mil empregos de carteira assinada. Neste 1 de Maio, é dia de comemorar, também, a valorização real do salário mínimo, que voltou a subir acima da inflação”, disse o ministro.
No pronunciamento, Marinho exaltou “as políticas públicas que em pouco mais de um ano tiraram 24 milhões e 400 mil homens, mulheres e crianças do pesadelo da fome”; e a “igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções”.
O ministro ressaltou que é “preciso lutar contra a precarização do trabalho”, no Brasil. “Não são as máquinas, não é o dinheiro, não são os aplicativos, os algoritmos ou a inteligência artificial. São vocês, homens e mulheres de carne e osso, que fazem valer cada gota do seu suor. E que merecem a parte justa da riqueza que produzem”, disse.
Marinho reforça promessa de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
O ministro do Trabalho destacou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos. Ele disse que o governo mantém o compromisso de chegar a 2026 com a isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais.
Marinho afirmou ainda que a proposta do governo para regulamentar o trabalho de motoristas de aplicativos garante “direitos trabalhistas e previdenciários”, sem que eles precisem “renunciar à sua autonomia”.
Ministro defende viagens de Lula
Marinho defendeu as viagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao exterior. O mandatário já foi criticado pelo número de viagens para o exterior realizadas no primeiro ano do governo.
“Cada viagem do presidente Lula ao exterior traz mais investimentos para o nosso país, e novos investimentos trazem mais desenvolvimento econômico e mais empregos. Em pouco mais de um ano, o governo do presidente Lula abriu mais de 100 novos mercados internacionais para as exportações brasileiras, o que também se traduz na geração de novos postos de trabalho”, ressaltou o ministro.
Acesse esta notícia no site do Gazeta do Povo – Link Original