Atletas olímpicos brasileiros que atuam no Rio Grande do Sul estão recebendo apoio do Comitê Olímpico Brasileiro enquanto não retomam suas atividades, paralisadas por causa das enchentes no estado.
O COB já fez uma doação de R$ 100 mil para ajudar os atletas e está acompanhando de perto as condições de treinamento desses esportistas, alguns já classificados e outros em vias de classificação para os Jogos Olímpicos neste ano em Paris.
Em algumas modalidades, o COB está ajudando no planejamento de saída de Porto Alegre para outras cidades. As alternativas que alguns já estão usando para sair de Porto Alegre é ir de carro para Florianópolis e de lá pegar um voo para outras cidades.
O COB pagará passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos atletas no período que estiverem nestas cidades.
A judoca Jéssica Lima, por exemplo, irá para São Paulo onde fará treinamento até o final de maio. Já a nadadora Viviane Jungblut chegou ao Rio no último domingo, dia 12, e embarca no próximo dia 19 para Copa do Mundo na Itália.
As ginastas Andreza Lima, Rafaela Severo Oliva e Luiza de Souza Abel chegarão ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15) para treinar no Centro de Treinamento do COB até a próxima sexta e depois seguem para a disputa do Campeonato Pan-americano, na Colômbia.
Mas também houve caso de desistência da disputa para os Jogos Olímpicos. Essa foi a decisão tomada pelo remador Piedro Tuchtenhagen, do Grêmio Náutico União, que está atuando nos resgates e recebimento de doações no Rio Grande do Sul.
“A decisão de abrir mão do pré-olímpico foi conjunta, minha e do meu parceiro, o Evaldo. A gente entrou num consenso, pensou junto nisso, que não era o momento da gente disputar essa vaga, e sim ficar aqui no Rio Grande do Sul para ajudar nossas famílias. Então, esse era o momento da gente só dar uma postergada no nosso sonho olímpico e ficar aqui ajudando a nossa família e amigos, que é o que mais precisa no momento”.
Há ainda planos de apoio para os treinadores Kiko Klazer de águas abertas, Antônio Carlos Kiko Pereira, do judô, Adriana Alves, da ginástica e Martha Rocha, da vela, além da fisioterapeuta Angel Souza.
O COB realiza também campanha de doação de água junto aos colaboradores. O Ministro do Esporte, André Fufuca, encaminhou esta semana um ofício ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, solicitando a liberação de cinco mil cestas básicas a serem entregues aos atletas gaúchos de todas as modalidades esportivas e paradesportivas.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original