Câncer ósseo mais comum atinge principalmente crianças e adolescentes


Uma doença silenciosa, de causa desconhecida e que não tem prevenção. Esse é o câncer ósseo. O tipo mais comum da doença atinge principalmente crianças e adolescentes.  

No mês dedicado à conscientização sobre o câncer ósseo, o Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, alerta para a importância do diagnóstico precoce. Apesar de representar apenas 2% de todas as patologias oncológicas no Brasil, a doença pode se tornar ainda mais agressiva se identificada tardiamente.  

O chefe da Oncologia Ortopédica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Walter Meohas, destaca que as taxas de sobrevivência são maiores quando ele é descoberto cedo.  

“O câncer ósseo é uma neoplasia, como todo câncer é uma neoplasia maligna, que provoca dor e evolui quando não tratada adequadamente pro óbito. Não tem como prevenir o câncer ósseo. Tem como você fazer um diagnóstico precoce, valorizar a dor da criança, valorizar as queixas que possam aparecer no aparelho locomotor, principalmente no esqueleto.”  

O tumor ósseo primário mais comum – conhecido como osteossarcoma – atinge principalmente crianças e adolescentes. A doença se desenvolve com mais frequência nos ossos longos, como o fêmur, a tíbia e o úmero. Walter Meohas alerta: a conduta mais adequada é procurar logo um especialista.  

“Assim que você tiver o diagnóstico de uma lesão óssea, de um tumor ósseo, ou tiver uma dúvida se você tem ou não um tumor ósseo, esse é o momento certo de procurar um especialista. Insisto em dizer que o diagnóstico precoce, o menor volume tumoral, significa que o prognóstico é muito melhor pro paciente. Prognóstico no sentido de sobrevida e prognóstico no sentido de manter o membro acometido pela tumoração.” 

Entre os principais sintomas, estão a dor local intensa e o aumento de volume da região afetada.

* Matéria corrigida em 25/07/2023, às 9h26. Diferente do que foi informado, Walter Mehoras é chefe da Oncologia Ortopédica do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia e não do Inca.



Este é um resumo criado com inteligência artificial, leia a notícia completa no site do autor: Agencia Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Informe seus dados de login para acessar sua conta