A abertura oficial do Festival de Cinema de Gramado é neste sábado. Esta é a edição 51 da mostra competitiva que nem na pandemia deixou de acontecer.
Este ano os organizadores apostam numa programação em diferentes formatos. Pela primeira vez, por exemplo, haverá o lançamento de uma série, como explica o diretor de eventos da Gramadotur, Diego Sacariot.
Outra novidade é que o espaço para o cinema documental vai ser ampliado. Inclusive a tradicional abertura com ficção, vai ceder lugar ao documentário “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho.
O Filme foi aplaudido de pé no Festival de Cannes em maio. E é exatamente a qualidade dos filmes e dos atores que o diretor de eventos, Diego Scariot, destaca.
E de acordo com o Diego, o Festival de Gramado também dá oportunidade para as novas gerações de cineastas e atores.
E nesta edição, tem homenagem, sim! Entre elas, três atrizes: Laura Cardoso e Léa Garcia, que aos 95 e 90 anos, vão receber o Troféu Oscarito, pela grande contribuição ao cinema nacional.
E Alice Braga, de 40 anos, vai receber o Kikito de Cristal pela carreira sólida no cinema no Brasil e no exterior.
O Festival de Gramado conta nesta edição com mais 50 produções disputando o Kikito, em categorias como filme, roteiro, edição, fotografia, diretor, ator e atriz.
E essa festa do cinema brasileiro vai até o dia 19 de agosto quando os vencedores serão conhecidos.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original