Gripe aviária: SP decreta emergência zoossanitária


São Paulo decretou estado de emergência zoossanitária. O motivo… a gripe aviária. A medida foi publicada no Diário Oficial do estado, nesta terça-feira. 

A partir de agora, a administração estadual pode tomar medidas para controlar e enfrentar a doença. Em 22 de maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou estado de emergência em todo o território nacional. Em julho, divulgou nota recomendando aos estados para também decretarem a emergência como forma de somar esforços ao combate à gripe aviária.

A influenza aviária está no mundo todo, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos. O vírus tem grande capacidade de mutação e pode se adaptar a novos hospedeiros. O fato de poder contaminar humanos representa um alto risco à população, segundo informações do Ministério da Agricultura.

Até o momento foram encontrados focos apenas em aves silvestres. São 79 em todo o país. Ainda de acordo com o ministério, não foram registrados casos da doença em aves de granjas destinadas à venda e consumo humano. 

Reportagem de Nelson Lin

 



Este é um resumo criado com inteligência artificial, leia a notícia completa no site do autor: Agencia Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Informe seus dados de login para acessar sua conta