[wp_bannerize_pro numbers="'2" categories="banner-regua-1" orderby="random"]
[wp_bannerize_pro numbers="'1" categories="banner-regua-2" orderby="random"]
[wp_bannerize_pro numbers="'1" categories="banner-regua-1" orderby="random"]

Bienal do Livro do Rio de Janeiro começa nesta sexta – @agenciabrasil

A  20ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro está aberta. O evento, que celebra 40 anos, é organizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o SNEL, e pela GL events Exhibitions, e ocorre no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

São ao todo 350 autores nacionais e estrangeiros, e mais de 200 horas de programação. A expectativa de público é recorde, estimada em 600 mil pessoas. 

Nesta edição da Bienal, não haverá um autor específico homenageado, mas várias seções que irão celebrar as obras de diversos escritores. Entre as principais atrações estão a comemoração do aniversário de 60 anos da personagem Mônica, da história em quadrinhos Turma da Mônica, com direito a uma sessão de autógrafos com o criador Maurício de Souza, tem ainda um jogo de tabuleiro, em que os visitantes vão conhecer como um livro é criado; e um estande da Academia Brasileira de Letras, a ABL, que volta à Bienal depois de 26 anos.

Um holograma de Machado de Assis, primeiro presidente da Academia, receberá os visitantes. E os acadêmicos vão marcar presença em todos os dias do evento, a partir das 10h. 

Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, destaca o grande objetivo do evento: “Semear o hábito de leitura no jovem é o nosso principal objetivo na Bienal. Na Bienal, em média, as pessoas saem com seis livros”. 

Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, ressalta a diversidade do evento: “A Bienal é pensada para os públicos de todas as idades. A gente tem diversas programações para todos os gostos. Quem gosta de poesia, quem gosta de literatura policial, quem gosta de crônica, quem vê série, e aí leu o livro porque viu a série”. 

Já Bianca Ramoneda, diretora artística do festival, lembra que essa é uma oportunidade de partilhar a experiência de ler. 

“A leitura é uma atividade que é solitária. E quando a gente chega aqui na Bienal é o contrário. A gente tem a alegria de ter a leitura podendo ser compartilhada. E isso não tem preço”. 

O público infantil vai ocupar a maior área do Riocentro, com 600 metros quadrados, o espaço vai ser dividido por linguagem e forma de conteúdo. Entre os principais artistas convidados estão nomes como Thalita Rebouças, Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz, Andrea Del Fuego e Julia Quinn. 

Esta edição também conta uma facilidade a mais para acesso ao local. Os visitantes podem utilizar um serviço de transfer para ir ao festival, com pontos de embarque em diversos bairros da cidade e em Niteroi. As viagens são programadas para partir de hora em hora, com passagens no valor de R$60, incluindo ida e volta. O evento também conta com transmissão pelo Youtube e redes sociais do conteúdo dos espaços Palavra-Chave e Café Literário. 



Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original

[wp_bannerize_pro numbers="1" categories="banner-regua-dentro-da-noticia"]
Compartilhe
[wp_bannerize_pro numbers="1" categories="banner-regua-1"]
Notícias Relacionadas
[wp_bannerize_pro numbers="10" categories="banners-na-lateral"]
[wp_bannerize_pro numbers=1 categories="banner-regua-2"]
[wp_bannerize_pro numbers=1 categories="banner-regua-468-1"]
Informe seus dados de login para acessar sua conta