Agora é oficial: São Luís do Maranhão é reconhecido como Capital Nacional do Reggae.
O título foi concedido por lei federal sancionada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.
Criado na Jamaica, no final da década de 1960,o ritmo é uma derivação do ska, gênero musical que mistura elementos caribenhos ao blues.
O reggae foi adotado pela cultura maranhense na década seguinte ao seu surgimento, passando a ter características próprias na versão nacional, como a forma de dançar, a dois, agarradinho.
Autor do projeto que deu origem à lei, o ex-deputado federal Bira do Pindaré destaca como o reggae se incorporou à cultura maranhense, a partir das periferias.
Bira explica que o gênero musical marca a identidade do povo negro, que luta historicamente contra a discriminação racial e promove a cultura de paz.
Para ele, o título de Capital Nacional do Reggae pode movimentar o turismo em São Luís e ajudar a disseminar ainda mais o estilo.
São Luís conta com o Museu do Reggae, espaço criado em 2018 que presta homenagem a nomes como Bob Marley, Peter Tosh, Jimmy Cliff e a cantora maranhense Célia Sampaio.
Para Ademar Danilo, diretor do museu, a iniciativa consolida o desejo de muitos regueiros maranhenses por preservar as memórias de meio século do estilo no estado.
No Brasil, o cantor baiano Gilberto Gil foi um dos precursores do gênero consolidado no cenário musical. E a banda Tribo de Jah é um dos destaques do reggae do Maranhão.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original