Com o tema ‘Cerrado: Conexão de Povos, Culturas e Biomas’, teve início nesta quarta-feira, em Brasília, o X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado.
O evento reúne, na Torre de TV, área central da cidade, cerca de 500 representantes de comunidades e povos tradicionais do Cerrado, além agricultores familiares, técnicos e agentes públicos.
A programação inclui discussões sobre o combate ao desmatamento, gestão de recursos hídricos, apresentações culturais e comercialização de produtos da sociobiodiversidade.
Isabel Figueiredo, coordenadora do programa Cerrado e Caatinga do Instituto Sociedade, População e Natureza, destaca que o evento é uma oportunidade de debate sobre o desmatamento do bioma.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em agosto, foram derrubados 463 km2, 2% a mais que no mês anterior. Nos sete primeiros meses do ano, a devastação do cerrado foi 21% maior em comparação com o ano passado.
Isabel Figueiredo explica que está em debate, no Congresso Nacional, uma Proposta de Emenda à Constituição para inclusão do cerrado e da caatinga como patrimônios nacionais.
O encontro é uma promoção da Rede Cerrado, composta por 60 organizações, em conjunto com 300 parcerias. A programação do X Encontro e Feira dos Povos do Cerrado vai até o próximo sábado, dia 16. E pode ser acessada no site: redecerrado.org.br.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original