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BNDES discute ações e propostas para o setor audiovisual brasileiro – @agenciabrasil

“A retomada é o maior desafio para a produção cultural do Brasil neste momento”. A declaração é do presidente da entidade, Aluísio Mercadante, durante participação nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, no seminário “BNDES do Audiovisual Brasileiro”.

O evento reuniu autoridades, especialistas e profissionais para refletir, discutir e propor ações para o setor audiovisual a partir de uma estratégia de desenvolvimento nacional.  

Uma das estratégias defendidas por Mercadante é buscar parcerias com órgãos, instituições e universidades públicas para planejar parcerias para promover formação de mão de obra qualificada e iniciativas de incentivo audiovisual.

Outra iniciativa será organizar uma pequena delegação que irá para a Coreia do Sul para conhecer o modelo coreano de difusão cultural, já que o país exporta diversas manifestações conhecidas no mundo inteiro. 

Mercadante também falou sobre a importância da regulamentação na área audiovisual e citou que países europeus estão mais adiantados nesse processo. 

Também presente ao evento, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, declarou que a cultura precisa de mudanças urgentes e de transformação. Entre as demandas apontadas pela ministra, está a criação de equipamentos culturais que ajudem a promover ideias de igualdade e liberdade de expressão. 

Durante a programação, aconteceram homenagens ao cineasta Luiz Carlos Barreto e à atriz Fernanda Montenegro, presentes ao evento, além da participação do ator Lázaro Ramos, que falou sobre pautas fundamentais para o desenvolvimento do audiovisual no país. 

Também foi debatida a importância da retomada dessa indústria para a economia, com abordagem dos desafios desse mercado especialmente na criação de políticas de incentivo, entre elas, a de isenção tributária, como destaca o diretor de Parcerias Público-Privadas da empresa municipal SPCine, Luiz Toledo. 

Entre os diversos painéis do evento, o destaque foi para o que abordou as principais experiências de fomento nacionais e internacionais. Entre as estratégias, está aumentar a internacionalização da produção brasileira e promover incentivos governamentais.

Outro desafio é dar incentivos para formar talentos periféricos e com representatividade, devido ao padrão de beleza ainda vigente que privilegia a cor branca. Uma estratégia apontada no encontro é promover a adoção de políticas públicas específicas, além de estratégias para democratizar a exibição de conteúdos latino-americanos e africanos. 



Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original

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