No Dia Nacional do Frevo, Recife e Olinda vão ferver. É que nesta quinta-feira (14) a dança característica do Estado de Pernambuco terá uma programação de oficinas e blocos de rua.
À tarde, acontecem aulas de dança e música, em vários horários. Tudo é de graça, claro. E o encerramento das comemorações no Paço do Frevo, centro do Recife, vai ficar por conta do ‘Homem da Meia-Noite’ e do ‘Cariri’. Os blocos tradicionais são considerados oficialmente Patrimônios Vivos de Pernambuco.
Nesta semana também veio à luz o projeto “Frevo às Cegas”, um glossário em audiodescrição para tornar a dança mais inclusiva. A idealizadora, Danielle França, explicou que o trabalho inédito registrou 30 dos 120 passos catalogados da dança.
O projeto “Frevo às Cegas” ficará disponível no site do Paço do Frevo, além de outras plataformas.
14 de setembro é considerado o Dia Nacional do Frevo em homenagem ao nascimento do jornalista Osvaldo de Almeida, que ajudou a difundir o ritmo nos jornais da primeira metade do século 20.
O Frevo já foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela ONU e Patrimônio Cultural do Brasil, título concedido pelo Iphan.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original