Não teve jeito… O filme que levou a maior quantidade de troféus Grande Otelo, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023, foi Marte Um. Além de melhor longa-metragem de ficção, conquistou outros sete prêmios: de melhor ator para Carlos Francisco, melhor ator coadjuvante para Cícero Lucas, fotografia, som e montagem. E de melhor roteiro original e direção para Gabriel Martins, que lembrou de suas referências, ao receber o troféu durante cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira (23), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
E foi justamente o filme de Laís Bodanzky, A Viagem de Pedro, o segundo longa mais vitorioso da noite, com três prêmios: melhor direção de arte, figurino e maquiagem.
Entre os prêmios principais, Adriana Esteves foi escolhida melhor atriz coadjuvante pelo longa Medida Provisória e, Dira Paes, melhor atriz pelo filme Pureza, inspirado em uma história real sobre a saga de uma mãe para resgatar o filho da escravidão contemporânea.
O cineasta e documentarista Vladimir Carvalho foi o homenageado da noite e o longa Bem-vinda a Quixeramobim recebeu o Prêmio de Júri Popular. Também foram premiados os longas Pluft, o Fantasminha, Eduardo e Mônica, O Clube dos Anjos e Carvão.
A má notícia da noite foi o assalto sofrido, a caminho da premiação, pelo ator Alfred Enoch, protagonista do filme Medida Provisória. De acordo com relato da esposa, nas redes sociais, um homem puxou o celular dela pela janela do carro e conseguiu fugir. Ninguém se machucou.
Acesse esta notícia no site da Agencia Brasil – Link Original