Cerca de 50 pessoas ficaram feridas – 12 delas precisaram ser hospitalizadas – após uma “forte sacudida” durante um voo entre Sydney e Auckland devido a uma falha técnica que fez com que a aeronave mergulhasse repentinamente no ar, segundo informaram a companhia aérea, os passageiros e os serviços de emergência da Nova Zelândia.
Os feridos, um em estado grave e os demais com ferimentos moderados e leves, foram tratados pelos serviços médicos depois que a aeronave, um Boeing 787-9 Dreamliner, aterrissou no aeroporto de Auckland.
“O voo LA800, que faz a rota Sydney-Auckland hoje, teve um problema técnico que causou uma forte sacudida. Como resultado do incidente, alguns passageiros e a tripulação foram afetados”, comentou a Latam em breve comunicado enviado à Agência EFE.
Embora a companhia aérea não tenha fornecido detalhes sobre o tipo de falha técnica, um passageiro relatou à EFE que houve uma “queda repentina” cerca de 45 minutos antes do pouso.
“Eu estava dormindo, sentado perto da janela em uma fileira de três assentos e, com a sacudida, abri os olhos e vi meu companheiro de corredor no teto do avião, que estava caindo. Achei que estava sonhando”, disse o canadense Brian Adam Jokat, de 61 anos, que viajava para Auckland para encontrar amigos.
Jokat, que estava usando cinto de segurança e disse estar “100% bem”, afirmou que antes do incidente “não houve turbulência, nada, nenhum aviso”, e que em “poucos segundos o avião se endireitou novamente”, deixando os passageiros deitados no chão com ferimentos, cortes e sangramentos.
“No início houve gritos, depois apenas silêncio”, contou Jokat, cujo depoimento é consistente com o que outros passageiros disseram à imprensa neozelandesa.
O Serviço de Emergências Hato Hone St. John, da Nova Zelândia, informou à EFE que sua equipe avaliou e tratou um total de 50 pessoas, das quais uma está em estado “grave”, cuja nacionalidade ainda não foi revelada, e as demais têm ferimentos “moderados” ou “leves”.
Do total de feridos, 12 foram levados para um hospital de Auckland, acrescentou o porta-voz do St John’s.
De acordo com o site Flightradar, o avião despencou cerca de 100 metros quando já havia percorrido cerca de dois terços de sua rota, caindo repentinamente de uma altitude de 41.000 pés para cerca de 40.692.
A aeronave, que deveria voar de Auckland para Santiago, no Chile, um voo que foi suspenso, aterrissou na cidade neozelandesa por volta das 15h58 (horário local; 0h58 em Brasília), “como estava previsto”, informou a Latam.
A companhia aérea informou que um novo voo (LA1130) foi programado para cobrir essa rota no dia 12 de março, partindo de Auckland. O voo L800 entre Sydney e Santiago, com uma escala em Auckland, é popular entre milhares de imigrantes latino-americanos que viajam para seus países de origem.
Acesse esta notícia no site do Gazeta do Povo – Link Original