Grande Rio tem cerca de 214 tiroteios e 62 mortos apenas em julho


O Grande Rio teve pelo menos 214 tiroteios e disparos de arma de fogo no mês de julho deste ano. No total, essas ocorrências deixaram 62 mortos e 87 feridos. Em 70% dos confrontos armados houve vítimas. 

Também foram registradas 11 vítimas de balas perdidas, das quais quatro morreram. O número é bem maior do que em julho do ano passado, quando houve três vítimas. 

A maioria das ocorrências de balas perdidas foi observada em ações policiais: oito, sendo dois mortos e seis feridos. As ações policiais resultaram em 86 tiroteios no mês, no Grande Rio, dos quais 98% deixaram baleados. 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Fogo Cruzado, organização não governamental que monitora situações de violência armada em alguns estados brasileiros. Para o coordenador do Fogo Cruzado no Rio, Carlos Nhanga, esses números são um retrato fiel do atual panorama da violência a que o Rio de Janeiro chegou. 

A maioria dos tiroteios envolvendo ou não a polícia ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Foram 125 ocorrências, com 31 mortos e 40 feridos. Também se destacam os municípios de São João de Meriti, com 16 tiroteios, seis mortos e dois feridos, São Gonçalo, com 15 tiroteios, três mortos e dez feridos e Duque de Caxias, com 13 tiroteios, nove mortos e oito feridos. 

No Rio de Janeiro, há uma grande desigualdade em termos de regiões da cidade. Enquanto na Zona Norte foram registrados 73 tiroteios, com 18 mortos e 23 feridos, na Zona Sul foi apenas um tiroteio, sem vítimas. Na Zona Oeste, foram 45 tiroteios, com 12 mortos e 16 feridos.  

As polícias Militar e Civil dizem que suas ações são feitas com planejamento e buscam resguardar vidas. A PM informa também que a opção pelo confronto armado é sempre dos criminosos. 



Este é um resumo criado com inteligência artificial, leia a notícia completa no site do autor: Agencia Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Informe seus dados de login para acessar sua conta