Prefeitura do Rio lança campanha de vacinação nas escolas


Com o objetivo de resgatar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes na cidade, a prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (15) o programa Vacina na Escola.

Agentes das secretarias de Saúde e de Educação do município vão conferir as cadernetas de vacinas dos mais de 618 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental matriculados nas 1.540 unidades da rede municipal, incluindo as creches públicas e os Espaços de Desenvolvimento Infantil.

E, a criança ou adolescente que não estiver com as vacinas atualizadas, serão incentivadas a receber o imunizante, sempre com o consentimento dos responsáveis, já que a vacina não é obrigatória.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que este programa de atualização e incentivo à vacinação infantil é necessário para evitar a volta ou aumento de casos de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação de rotina, principalmente diante da queda das coberturas vacinais nos últimos anos em todo o país.

O calendário do Programa Vacina na Escola foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15).

De acordo com o secretário de Educação do município, Renan Ferreirinha, as escolas ficarão responsáveis por comunicar previamente aos pais sobre as datas e sobre a necessidade de a criança levar a caderneta de vacinação para a escola no dia marcado. Se a criança não tiver a caderneta, o responsável deve ir à Clínica da Família ou centro municipal de saúde, mais próximo de sua residência para regularizar a situação.

Serão disponibilizadas todas as vacinas que fazem parte do Programa de Imunização do SUS. Entre elas, a meningo C, varicela, febre amarela, hepatite A, pentavalente, pneumo 10, poliomielite, rotavírus e HPV, que a criança deve tomar a partir dos 9 anos de idade e que previne contra o câncer do colo de útero e outros tipos da doença, entre outras.

As escolas particulares interessadas em participar do programa devem procurar a Divisão de Vigilância em Saúde de sua região.



Este é um resumo criado com inteligência artificial, leia a notícia completa no site do autor: Agencia Brasil – Link Original

Compartilhe
Notícias Relacionadas
Informe seus dados de login para acessar sua conta